quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Assim é uma Mocinha...

Mocinha que é mocinha é das antigas.


Eu que fiz!


Tem Mãe Maria, Sogra Maria,  Tia Maria (da Penha), Tia Alice. Tem avó que cozinha, e prima, e quase a família toda.

Mocinha que é mocinha, é criada na casa onde o lugar mais importante é a cozinha, onde o coração da casa é o fogão. As lições, brincadeiras, histórias de família e o carinho são compartilhados na mesa.
Casa com quintal, com árvores frutíferas, horta, cachorros e gatos. Casa onde as primeiras `sopas` de grama e `tortas`de barro deram origem à uma autêntica Mocinha.
Minha Azami <3

Cada refeição é uma festa, e o que seria das festas, sem os enormes banquetes em família?
Sem os pratos maravilhosos cada um de uma rainha, cada um de outra mocinha?
O que seriam sem as risadas, a tia que esconde a comida na bolsa, o primo de 5 anos que rouba o brigadeiro, os álbuns de família aqueles que ninguém tem mais que nossas mães sempre `desenterram`com nossas fotos comprometedoras no momento mais constrangedor possível?

Mocinha que é mocinha, não acha ruim esquentar a barriga no fogão, não fica triste quando ganha panela de presente (quando acontece é festa!), ama facas, colheres de pau, eletrodomésticos e parafernalhas. É louca por Tupperware colorido, panos de prato com barra de crochê e vasos de ervas e flores.

Foto: www.timticks.com
Mocinha que é mocinha, é rainha, princesinha do lar. Não tem problema em se dividir em mil tarefas, trabalho, família, estudos... E mesmo assim a cozinha é diversão, hobbie, terapia... Mas se permite pedir uma pizza de vez em quando sem se intimidar!

Mocinha que é mocinha pinta, borda, cozinha (e também erra), não tem medo de se sujar com doce, farinha, não tem medo do cheiro de alho na mão. Aliás, a autêntica mocinha sabe como tirar o cheirinho... Também quebra unha e se queima, mas já nem sente, tantas vezes foram. As mãos acostumam, com frio e quente, e fica quase de amianto, igual a Nigella Lawson... E mesmo assim não perde a delicadeza.


Aqui Comida é felicidade!
Com tudo, ainda comemora quando o pudim desenforma sem quebrar, quando as pessoas chegam em casa abrindo o forno e destampando as panelas, quando o pai, o marido pai repete o prato e o marido/namorado, faz aquela `montanhona` de pedreiro.
Quando os cunhados elogiam a comida e as cunhadas pedem a receita.
Se a tia pede a receita? É a GLÓRIA!!!
Se a sogra/mãe pedem? É o CÉU!!!

Sou mocinha, com orgulho... E você?