quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pudim tradicional x Pudim fácil

Pudim, A M O.

Tem sobremesa mais linda, mais delícia? E ainda é fácil. Só reclamam do tempo de forno, que é imenso, e vá lá, quem faz a força é o forno, não eu. Mas pra quem não tem paciência, há a versão fácil, sem forno.
Tem quem diga que tem gosto de ovo... Não acho, aliás, acho que o ovo dá aquele gostinho de pudim, e sem ovo fica meio `manjar`com calda de pudim...

Pudim Zanelatti

Coisa linda: Pudim Zanelatti (Dá até pra ver o reflexo da Coca-cola).

Minha versão favorita é o tradicional pudim de forno, com ovos, amo o famoso pudim Zanelatti, a única receita que acho que dá `pudim suficiente` qualquer coisa menos que isso é pouco e só me deixa com mais vontade. Receita original do Pimenta no Reino aqui.

Ingredientes:

Calda:
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de água
Pudim:
  • 2 latas (ou caixas de leite condensado)
  • 2 latas de leite
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa rasa de amido de milho
Preparo <3:

1. Calda delícia!

Queimar o açúcar até derretê-lo todo (mexendo sempre), até o ponto de caramelo escuro, acrescentar a água, e mexer até o caramelo incorporar com a água e dar uma engrossada. 


Vivendo e aprendendo, eu chamo a queimadura de `minha gota`.

Atenção, a água espirra longe com o contato com o açúcar, pode usar água quente pra diminuir o efeito, mas ainda assim o lance é muito louco. Sugiro usar luvas e/ou colocar a água bem de longe caso não queira ter marcas de guerra que nem eu...
Eu faço a calda direto na forma, mas pode ser feito em uma panela e depois transferido.

2. Pudim:

É só bater no liquidificador, bater muito, 6 minutos é o que a Faby indica. E como o pudim é gigante, eu sou do time que bate em 2 partes separadas porque o copo do liquidificador não é tão grande.
Batido e feito, bota na forma e assa em banho maria (Eu assei por cerca de uma hora à 230 graus) até o palito sair limpo. Recomendo fazer o teste em vários pontos por garantia.


Pudim Fácil do Brogui

Rápido, fácil, e um pouco parecido com manjar.

O pudim sem forno é molezinha. 10 minutos pra fazer, 1 hora de geladeira. Esse eu aprendi no Ana Maria Brogui. Receita original aqui.

Ingredientes:

Calda:
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de água
Pudim:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de leite
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 pacotinho de gelatina sem sabor (incolor)
  • água para hidratar a gelatina

Preparo <3:

1. Calda:

A mesma do pudim tradicional.

2. Pudim:

Hidratar a gelatina conforme a instrução da embalagem, bater no liquidificador com os demais ingredientes. colocar para gelar no congelador por 1 hora.

E aí? Qual o seu favorito?