domingo, 18 de maio de 2014

Reveladinho de carne seca aos 2 purês


A carne seca demorou pra cozinhar. Aí meu escondidinho saiu às avessas, mas ainda assim muito gostoso. E os purês viraram uma surpresinha! <3

Ingredientes:

200 gramas de carne seca cozida e desfiada
250 gramas de mandioquinha descascada e cozida
250 gramas de mandioca descascada e cozida
1 cebola
4 colheres de manteiga
Leite quanto baste
Sal, pimenta do reino a gosto
Azeite para refogar
Opcionais: Queijo, aji no moto, salsinha e pimenta dedo de moça

Preparo <3:

Cozinhe a carne seca na pressão (não precisa dessalgar) até ficar bem macia e fácil de desfiar.
Amasse as mandiocas no espremedor de batatas ou garfo. Como a minha mandioca estava seca eu ralei ela cozida no ralador de legumes. Refogue 1/2 cebola picadinha em 2 colheres de manteiga até ficar douradinha, acrescente a mandioca. Coloque uma concha da água que cozinhou a carne seca e acrescente leite aos poucos se necessário até obter um purê bem cremosinho. Acerte o sal e tempere com a pimenta.
Amasse as mandioquinhas. Derreta 2 colheres de manteiga e acrescente a mandioquinha amassada. Vá molhando o purê aos poucos com a água que cozinhou a carne seca e se precisar acrescente leite até obter um purê bem cremosinho. Acerte o sal e tempere com pimenta.



Disponha os 2 purês em um refratário.
Faça um refogado com 1/2 cebola cortada em lâminas e o azeite. Quando ficar transparente acrescente a carne seca desfiada, a pimenta dedo de moça e tempere com pimenta e aji no moto, cozinhe por uns 3 a 4 minutos. Disponha por cima do purê.


Se desejar, cubra com queijo e salsinha. Leve ao forno ou ao microondas pra dourar o queijo.